sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Como é o curso de pedagogia.


 Ano que vem eu termino a minha faculdade de pedagogia, por esse motivo resolvi vir falar um pouco sobre o curso, minhas expectativas, meu ponto de vista e os motivos da minha escolha.
 A área de pedagogia é mais ampla do que somente uma sala de aula, o curso te dá a possibilidade de ser um educador infantil e um professor do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). Mas também te possibilita a ser um diretor, um orientador escolar ou um supervisor. Te habilita para trabalhar em escolas, creches, hospitais, ONG's e etc.
 Eu particularmente pretendo ficar em sala de aula no futuro. Mas independente do que eu vá fazer, uma coisa é certa: eu irei trabalhar com crianças. Quem acompanha o blog sabe que eu pretendo ser Au Pair, algumas pessoas escolhem esse intercâmbio por conta do valor, da facilidade, eu escolhi justamente pelo motivo de que, ser Au Pair para mim será a experiência de imergir no mundo de uma criança com uma cultura diferente da minha. E provavelmente quando eu retornar ao Brasil eu irei trabalhara com o fundamental I.
 Eu amo crianças e acredito que se você pretende trabalhar com elas, você precisa entender suas limitações. Elas precisam de amor, atenção e carinho. Eu trabalho com crianças desde os 17 anos, sempre soube que gostaria de trabalhar na área de educação, até pretendi fazer letras, mas pedagogia caiu como uma luva e em momento algum eu me arrependo.
 Atualmente estou estagiando em uma creche, uma turma de 20 crianças entre um ano e meio e dois anos e meio, o chamado Mini Grupo. Estou nessa creche desde maio de 2016 e encerro o estágio em maio de 2018, está sendo uma experiência incrível para mim. Mas eu também já tenho experiências com todas as idades, do berçário ao quinto ano do fundamental II. Para se formar em um curso de pedagogia é necessário estágios na educação infantil e no fundamental.
 O foco da área de pedagogia é a licenciatura, e o curso dura em média 3 ou 4 anos.
 A grade curricular varia de acordo com a universidade onde você irá cursar, mas listei aqui as matérias principais que eu tenho na minha instituição e pude ver que também faz parte da maioria das grades em outras universidades:
  • Metodologias do ensino de disciplinas básicas (Ciências naturais, lingua portuguesa e matemática).
  • Estrutura do sistema educacional brasileiro.
  • LIBRAS (Linguagem de sinais brasileira).
  • Filosofia.
  • Filosofia da educação.
  • Sociologia.
  • Legislação educacional.
  • Alfabetização e letramento.
  • Práticas pedagógicas - educação infantil.
  • Práticas pedagógicas - ensino fundamental.
  • Gestão educacional.
  • Psicologia, 
 É um curso que exige disciplina e paciência, foca muito em grandes leituras. São textos e mais textos. Muitos pensadores que ajudaram a construir a educação que hoje temos.
 A área é extensa se você pretender fazer uma pós-graduação, são muitas opções, entre elas: ensino superior, psicopedagogia, pedagogia hospitalar, educação especial, educação inclusiva, educação de jovens e adultos, pedagogia empresarial, especialização em libras entre um vasto campo de opções.
 Eu não pretendo fazer nada antes do meu intercâmbio, mas quero muito quando tiver a oportunidade realizar uma pós em educação especial.
 Se você tiver alguma dúvida sobre o curso ou curiosidade, deixe aqui nos comentários ou entre em contato comigo em qualquer rede social que irei amar te responder.

7 comentários:

  1. Admiro muito quem faz pedagogia, porque é preciso bastante paciência para lidar com crianças que não são suas.. rs
    Mas apesar de não ser pra mim, o curso parece bem legal e interessante. ^^
    Te desejo muito sucesso nessa área que você escolheu pra seguir sua carreira!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha sempre me falam isso!
      Eu quase não tenho paciência para adultos, mas com crianças tenho de sobra.
      Obrigada!! Beijos

      Excluir
  2. Quase cursei Pedagogia. Mas acabei indo para as Artes mesmo.

    Beejos

    www.jackysimionato.com

    ResponderExcluir
  3. Esse curso é tão amor..
    Admiro muito a dedicação de quem faz =D

    ResponderExcluir
  4. Moça, eu te admiro! Acho incrível as pessoas que trabalham na área da educação ♥
    Queria ter paciência para lidar com crianças, mas não tenho hehehe

    ResponderExcluir

 
© CAPRICATI © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESIGN E PROGRAMAÇÃO POR DESIGNLC. imagem-logo